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Poucas pessoas entendem a importância que o sono tem para sua saúde e bem estar, dormem pouco ou nada e não recuperam a energia necessária para o dia seguinte. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem processos metabólicos que, se modificados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. Dormir pouco diminui o vigor físico e pode provocar envelhecimento precoce, quem dorme poucas horas também tem mais chances de adquirir infecções, hipertensão, diabetes e até perda crônica de memória. Uma pesquisa realizada na Universidade de Nagoya no Japão comprovou que quem dorme menos de sete horas por dia, tem um risco duas vezes maior de morrer do que as pessoas que dormem de sete a dez horas.
 

Existem vários fatores que impedem uma boa noite de sono, eles podem estar associados à problemas de saúde como apneia, ronco e insônia, ou à interferências externas como trabalhos noturnos ou até mesmo o fato de dormir muito cedo, pois quem dorme cedo tende a dormir cada vez menos com o passar do tempo. No primeiro caso é necessário buscar um tratamento médico e no segundo é preciso mudar os hábitos e de preferência fixar um horário adequado para começar a dormir.
 

A preparação para uma boa noite de sono começa muito antes de você ir se deitar. Não beba café, chá preto, refrigerantes ou coisas do tipo antes de dormir, essas bebidas possuem cafeína e podem te fazer perder o sono, dê preferência a um leite morno com mel. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, ou com muito açúcar. Exercícios físicos também ajudam a dormir bem.
 

Faça do seu quarto o ambiente ideal para o sono, com uma cama ao seu gosto e um colchão confortável, se você costuma dormir de lado dê preferência a um travesseiro alto, mas se dorme de barriga para cima e de bruços opte por um mais baixo. Cuide também da iluminação e da temperatura do ambiente.
 

O sono é algo necessário para o nosso organismo e por isso deve ser levado a sério. Durma bem, seja mais saudável e  tenha mais qualidade de vida.

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  • Importantíssimas essas informações, nada melhor que uma boa noite de sono.

    Comentário por: poliana — 19 de agosto de 2014

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