Dicas para usar o gás de cozinha com segurança

O gás GLP, conhecido como gás de cozinha, é usado em quase todas as residências e pode ser o vilão da cozinha se não for manuseado com cuidado. É comum vermos acidentes que ocorrem por conta do vazamento de gás, e estes costumam causar grandes estragos. Veja algumas dicas de como usar o gás de cozinha com mais cuidado.
 
 

• Ao comprar o botijão, certifique-se de que ele está lacrado e sem nenhum dano.
 

• Fique atento a data de validade da mangueira e certifique-se de ela possui a inscrição NBR 8613.
 

• O botijão não deve ser exposto à temperaturas superiores a 50°C, por isso, coloque-o em locais arejados, longe do calor. Deixe-o preferencialmente do lado de fora da cozinha, em um local ventilado e coberto, para que não fique exposto ao sol e a chuva.
 

• Utilize o botijão na vertical (em pé) e nunca na horizontal (deitado), assim você garante o bom funcionamento do fogão e evita acidentes.
 

• Faça o teste da espuma a cada vez que for trocar o botijão. Faça-o da seguinte maneira: crie uma solução com água e sabão e aplique-a na conexão entre a borboleta e o registro do botijão, se houver vazamento algumas bolhas começarão a se formar no local. Se isso ocorrer, faça a instalação novamente.
 

• É interessante saber que o gás GLP não possui cheiro natural, o odor que sentimos é propositalmente colocado para que seja possível identificar vazamentos. Se isso ocorrer, desligue o registro de gás e todas as bocas do fogão. Se o odor persistir, não acenda nenhuma chama e nem ligue ou desligue aparelhos elétricos. Saia da residência e chame o corpo de bombeiros ou a distribuidora de gás. Ou então, desconecte o regulador de pressão da válvula, e se o vazamento continuar, retire o botijão para um lugar aberto e ventilado.

 

• Nunca ligue o fósforo, ou use qualquer tipo de chama para verificar o vazamento.
 

Com esses cuidados você utiliza seu gás de maneira mais tranquila e evita que algum tipo de acidente venha a ocorrer.

Compartilhe 😉

6 comentários

  1. Como assim sair da residencia e chamar um corpo de bombeiros? minha casa não vai explodir ? hehehe

    • Olá Murilo
      Se não houver chamas ou faíscas, é pouco provável que uma explosão aconteça. Mas em todo o caso é preferível retirar as pessoas do local e esperar que o corpo de bombeiros proceda da maneira correta.
      Como outra opção, você também pode retirar a botija para um local aberto, mas evite qualquer resquício de fogo ou faísca (que pode ser provocada até pelo contato da botija com as pedras ou o solo acimentado).

    • Olá Belmira.
      Para receber as nossas mensagens basta registrar seu e-mail no campo “Receba nossas dicas em seu e-mail” e seguir os passos para a confirmação do cadastro.

  2. Boa tarde!
    É verdade que o gás de cozinha, sem uso por muito tempo, ele pode vir a solidificar?

    Obrigado!

  3. Alguém pode me dizer, se o botijão de gás de cozinha, ficar exposto ao sol , explode?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *