Cuidados com o microondas

O microondas surgiu como um aparelho revolucionário de grande utilidade doméstica e se tornou essencial. E não é para menos, já que com ele você pode esquentar suas refeições em minutos, preservando vários nutrientes presentes nos alimentos. Sem contar que você também evita a sujeira e o incômodo de ficar mexendo o alimento.
 

Além de esquentar os alimentos, o microondas também descongela carnes rapidamente, faz pipoca em poucos minutos, prepara lasanhas e tem dezenas de outras utilidades que tornam nossa vida um pouco mais prática.
 

Entendendo o funcionamento

No forno microondas o aquecimento ocorre da seguinte maneira: As microondas penetram nos alimentos e fazem as moléculas de água, açúcar e gorduras se agitarem em um movimento de “vai e vem”, provocando assim, o calor que aquece os alimentos.
 

Cuidados a serem tomados

Para manter seu microondas sempre em bom estado, é preciso tomar os seguintes cuidados:

  • Jamais leve ao microondas produtos metálicos como colheres e papel alumínio, pois o uso destes pode causar diversos danos ao aparelho e grande risco de incêndio.
  • Não use todo tipo de recipiente plástico, evite potes como os de margarinas e iogurtes, por exemplo.
  • Fure os alimentos que possuam casca, como batatas, ovos, tomates e salsichas. Assim o vapor poderá sair deste alimentos, evitando que eles explodam.
  • Nunca tape os orifícios do microondas, pois isso impedirá a saída do vapor.

 
 

É inegável que o forno microondas oferece muitas facilidades ao usuário e é um bom aliado para quem não tem muito tempo de preparar ou aquecer os alimentos da forma convencional. E tomando os devidos cuidados, é possível garantir uma maior durabilidade a este equipamento, que está ganhado cada vez mais o seu espaço na cozinha de milhões de residências.

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *