Entenda como funciona o forno autolimpante

forno autolimpanteA limpeza do fogão sempre é algo complicado, pois os resíduos que geralmente caem sobre o produto quase sempre são grudentos e chatinhos de se limpar, como gordura, leite, etc. Para facilitar este trabalho foi criado há um tempo atrás um sistema especial de autolimpeza para os fornos, que atualmente já pode ser encontrado em quase todos os modelos de fogões. Para você entender melhor como funciona este sistema, vamos explicar nesta matéria sobre a função autolimpante do forno do seu fogão.
 

Ao assarmos um frango ou algo do tipo, é comum que a gordura espirre e se aloje nas paredes do forno, dificultando a limpeza. O sistema de autolimpeza dos fornos contribui para que os resquícios dessa sujeira sejam menores e consequentemente mais fáceis de serem limpos. Isso acontece porque as paredes do forno são revestidas por um esmalte que deixa a superfície coberta por microporos, e a gordura que respinga nesses poros acaba se desintegrando por um processo químico onde o esmalte reage com a alta temperatura do forno, fazendo os resíduos evaporarem.
 

Para manter a eficiência deste processo é preciso ter cuidado na hora da limpeza do forno. Por isso, evite utilizar produtos ácidos ou que possam corroer a superfície esmaltada, como esponjas grossas e palhas de aço. Também não é indicado o uso de produtos a base de silicone, pois estes podem tapar os poros e reduzir a eficiência da autolimpeza do forno.

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *