O que significam os números 2.0, 2.1 e 5.1 dos aparelhos de som?

Ao comprar um aparelho de som você certamente já se deparou ou irá se deparar com alguns números no mínimo curiosos de se entender como 2.0, 2.1, 5.1, etc. Nesta matéria vamos explicar a razão destes números e a importância deles na definição da qualidade do som.
 

Antes de explicar o que esses números representam, é necessário entender sobre os canais de áudio. Vamos dizer que os canais de áudio são como caminhos por onde os sons de uma música ou filme percorrem. Em um sistema mono todos os sons estão unidos em um mesmo caminho, já no estéreo eles são divididos em 2. Na prática podemos explicar da seguinte maneira: Imagine que você está assistindo a um filme e ao mesmo tempo em que um personagem fala, também é reproduzida uma música de fundo. Na função mono (canais monofônicos) você ouve a fala e a música de fundo em um mesmo canal, e mesmo que seu aparelho tenha duas caixas, elas irão transmitir o mesmo som. No sistema estéreo esse som seria dividido, você ouviria a fala do personagem em uma caixa do seu aparelho e a música de fundo em outra.
 

Além do mono e estéreo também existem os multicanais, que conseguem transmitir o som de maneira ainda mais “separada”, em até 7 canais, permitindo um maior realismo na execução do áudio.
 

Mas o que são os números?
Esses números são a descrição da quantidade de canais de áudio que um determinado aparelho sonoro pode transmitir, seja ele um som comum ou Home Theater. O número ao lado esquerdo descreve o total de alto-falantes comuns, por onde os sons médios e agudos serão executados. Já o da esquerda representa o subwoofer, por onde serão transmitidos os sons mais graves.
 

Ou seja, em um aparelho de áudio 5.1, temos 5 alto-falantes transmitindo 5 canais de sons médios e agudos e 1 subwoofer transmitindo os sons graves.
 

Para melhor aproveitamento do áudio de um aparelho 5.1, o indicado é que os alto falantes sejam alinhados da seguinte maneira: o subwoofer deve ficar na parte frontal juntamente com três caixas de sons médios e agudos, e as outras duas caixas de sons médios devem estar na parte de trás, como mostra a imagem a seguir.
Canais-de-áudio2
 
Assim, quando você estiver assistindo a um filme de corrida, por exemplo, irá perceber que o som vai se distribuir pelas caixas de acordo a trajetória do carro, começando na parte de trás e indo até a parte frontal.
 

O 5.1 atualmente é o multicanal mais comum em aparelhos de som, mas existem também aparelhos que reproduzem áudio 6.1 e até 7.1, este último deverá se tornar mais popular com o avanço da tecnologia Blu-ray.
 

Essa distribuição de canais de áudio produz uma sonoridade muito realista. Então se você tiver uma TV Full HD ou 3D, ligada a um Home Theater que executa um disco Blu-ray, é possível afirmar que você tem um pequeno cinema em sua sala de estar.

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *