Responsabilidade Ambiental – Móveis Simonetti realiza o recondicionamento de Tonners

A Móveis Simonetti sempre busca maneiras de agregar seu crescimento à preservação do meio ambiente. Por isso, desde 2010, a empresa realiza o recondicionamento do toner’s. São recarregados todos os cartuchos das aproximadamente 56 impressoras em funcionamento de toda a rede de lojas.
 

“A ideia surgiu através da necessidade de redução nos custos com a compra dos cartuchos de toner’s novos e a busca de uma maneira de reaproveitar os cartuchos vazios que ocupavam muito espaço físico para serem guardados até ser feito o descarte, uma vez que os mesmos não podem ser descartados em qualquer lugar, de qualquer forma” afirma o encarregado em serviços de manutenção de informática, Marcelo Martins. Os cartuchos ficaram guardados por muito tempo, e por serem bastante prejudiciais ao meio ambiente, jogá-los em um lixo qualquer não seria conveniente. O cartucho utiliza matérias primas como o plástico em sua fabricação, material que leva mais de 100 anos para se desintegrar.
 

Os números confirmam a importância de se fazer o recondicionamento de toner’s.
• 85g de óleo combustível são utilizados para cada cartucho de toner produzido
• Em cada cartucho de toner laser que é retomado se economiza de meio a 1 galão de óleo.
• E uma das mais assustadoras realidades, se nos próximos 7 anos todos os cartuchos de tinta e laser fossem retirados dos aterros e colocados lado a lado, sua distancia seria equivalente a 356.800Km, essa é quase a distância da Terra até a Lua.
 

Reutilizar os cartuchos é vantajoso não apenas para o meio ambiente, mas também para a empresa que realiza o procedimento, já que esta chega a economizar cerca de 70% em cada toner recarregado.
 

Marcelo Martins explica como funciona o processo de recondicionamento: “Cartuchos de toner’s novos são adquiridos e enviados para as lojas onde são utilizados até o esgotamento do “pó” do mesmo. Feito isso, as atendentes retiram o cartucho de toner vazio da impressora, embalam e enviam o mesmo para recarga. Quando o cartucho chega novamente na matriz, são entregues ao setor de informática que levam os mesmos para um local apropriado para ser feito o procedimento, desmontam o cartucho e realizam uma limpeza no mesmo. Todos os resíduos que restaram no cartucho são sugados por uma máquina própria, utilizada para recarga de cartuchos e são acondicionados em um local apropriado, onde posteriormente serão entregues em pontos de coleta especializados, não agredindo assim o meio ambiente. O cartucho é novamente montado e abastecido com o toner novo. Terminado o processo, o mesmo é embalado, etiquetado com a informação do número da recarga e enviado às lojas para uma nova utilização. Esse processo é feito por três vezes, depois disso o cartucho de toner é descartado.”
 

Todo procedimento exige um grande cuidado e por isso são adotadas medidas para que o meio ambiente e o funcionário não sejam afetados pelo pó químico utilizado na recarga. São utilizados equipamentos como máscara e óculos de proteção, luvas, etc.
 

Todos os funcionários da Móveis Simonetti são instruídos a evitarem ao máximo o uso das impressoras e a reutilizarem o papel. Cerca de 30% dos papéis são utilizados frente e verso. Além disso, todo o papel utilizado é triturado e enviado para a reciclagem.
 

Preservação é a palavra de ordem, e a empresa que trabalha com o desenvolvimento sustentável, como a Móveis Simonetti faz, demonstra respeito não só ao meio ambiente, mas também aos seus clientes. Preservar não é moda, é necessidade. As companhias precisam adquirir logo a consciência da importância de se preservar o meio ambiente, antes que seja tarde demais.

Compartilhe 😉

3 comentários

  1. Muito bom saber que trabalhamos em uma empresa que se preocupa com o meio ambiente!
    Meus filhos agradecem e eu também!!

  2. BOM DIA. É UMA ATITUDE MUITO SUSTENTÁVEL O QUE A EMPRESA ESTÁ FAZENDO, PENSANDO NO HOJE E NO AMANHÃ. UMA PEQUENA ATITUDE QUE FARÁ UMA GRANDE DIFERENÇA NO FUTURO.

  3. E um prazer ser cliente e também funcionário de uma empresa que esta sempre
    antenada para a preservação do meio ambiente . Orgulho de se da moveis simonetti sempre !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *