Vai comprar um aparelho de som novo? Fique atento às siglas PMPO e RMS

O Watt é a medida padrão do SI (Sistema Internacional de Unidades) utilizada para se medir a potência de um aparelho de som, mas na hora da compra você certamente irá se deparar com as seguintes siglas :  Watt PMPO e Watt RMS. O Watt é a unidade de potência e RMS e PMPO são as unidades utilizadas para medir essa potência.
 

PMPO (Power Music Pic Output) é uma medida não padronizada que mede o pico de potência de um aparelho. De forma clara, podemos dizer que essa medida oferece a potência máxima que o aparelho pode atingir em um pequeno período de tempo sem levar em conta as possíveis distorções e ruídos do som. Pelo fato dessa potência ser alcançada em milésimos de segundos, não é recomendável comprar o produto levando em conta sua medição PMPO.
 

A sigla RMS (Root Mean Square) merece ser observada com bastante cuidado na hora da compra, pois ela demonstra a potência máxima que o aparelho pode atingir sem apresentar nenhum ruído.
 

Na hora de escolher seu aparelho tome sua decisão com maior base na potência RMS que tem uma medição uniforme e está regularizada nas normas da ABNT, ao contrário da medida PMPO, que pode variar de acordo com o fabricante e não é regulamentada.
 

Suponhamos que você vá comprar o seu aparelho de som e ao chegar à loja você se depara com dois modelos,  um da marca A e outro da marca B. Na caixa do produto você vê que a marca B oferece uma potência PMPO maior que a A, mas como a maioria dos fabricantes possui o seu próprio modelo de medição PMPO, pode ser que a marca A na verdade seja mais potente que a B.
 

Portanto, para garantir uma compra segura, observe sempre a potência RMS. Depois é só ligar o seu aparelho e fazer a festa.
 

Clique e confira

Compartilhe 😉

3 comentários

  1. Parabéns pela dica, pois sempre ficava na dúvida sobre qualidade e quantidade pmpo sobre os fabricantes agora fiquei esclarecido. Recentemente vendi um aparelho da marca (p) com potência maior que a (l) porém o da marca (l) tem um maior som e, na hora tive que me desdobrar para o cliente não fazer a troca do produto, deu tudo certo, mas se soubesse as diferenças, teria oferecido o outro modelo. CLERIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS

  2. OLÁ BOA TARDE, VC FALANDO SOBRE AS SIGLAS DE POTÊNCIA EU GOSTEI. EU SOU TÉCNICO EM ELETRÔNICA, E NA MAIORIA DAS VEZES EU VEJO PESSOAS QUANDO VÃO AS LOJAS COMPRAR UM PARELHO DE SOM, E NÃO REPARA AS CARACTERISTICA DO APARELHO, ‘OUTROS DIZEM QUE O pmpo É A POTÊNCIA MÁXIMA DO APARELHO, E NÃO SABEM OS SIGNIFICADOS DESSA SIGLAS MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO VALEUU

  3. Eu sempre tive esta dúvida sobre estas siglas, mas agora estou bem informado, só preciso saber sobre a sigla OHMS escrito atrás das caixas de som, mas as suas explicações, foram muito útil. Agradeço muito. M.Zani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *