Anarriê, começaram as Festas Juninas!

Junho é uma época muito esperada por grande parte da população brasileira, pois é o mês de dançar quadrilha, levantar a poeira e festejar. Descubra agora como nasceu esse importante festejo.

 

As festas juninas surgiram antes de cristo e eram realizadas pelos povos antigos que faziam rituais para estimular a fertilidade da terra, o aumento das chuvas e consequentemente obter uma boa colheita. Desde esse tempo, a fogueira, as comidas e a música já faziam parte da festa.

 

Depois de cristo a festa tomou um novo sentido e os católicos europeus passaram a utilizá-la para homenagear São João, por esse motivo a festa era chamada de Joanina. Para os católicos a fogueira passou a representar o sinal que Isabel enviou para Maria para avisar sobre o nascimento de João Batista. Aqui no Brasil a festa ganhou o termo junina, por ser celebrada em quase todo o mês de junho, homenageando também a São Pedro e Santo Antônio.

 

As festa de São João foi trazida ao Brasil pelos portugueses e a diversidade cultural do nosso país acrescentou diversas características à festa. A quadrilha, por exemplo, foi influenciada pelas danças marcadas vindas da França, assim como alguns termos ditos durante a dança como alavantú (en avant tous), changê de damas (changer) e balancê (balancer), que apenas ganharam um estilo mais “caipirês” na pronúncia. A tradição dos fogos teria vindo da China, país criador da pólvora. E a dança das fitas foi algo trazido pelos portugueses e espanhóis.

 

Atualmente as festas juninas fazem parte das comemorações mais importantes do país, principalmente na região nordeste. A festa pode ter origem estrangeira, mas sem dúvida o nosso jeitinho brasileiro a deixou com um sabor especial.

 

Para se fazer uma boa festa junina é preciso enfeitar o ambiente com bandeirolas coloridas, preparar o bolo de fubá, a pamonha, a canjica e todas aquelas deliciosas comidas típicas. Depois é só ascender a fogueira, ligar o som e dançar a quadrilha com toda a aquela alegria que só o brasileiro tem.

 

A Móveis Simonetti tem produtos de alta qualidade que te ajudarão a fazer uma festa junina arretada de boa!

Clique em uma das imagens abaixo e confira nossas ofertas!

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *