Como escolher uma câmera digital?

Ter uma câmera digital se tornou algo importante, pois ela permite eternizar os momentos especiais através de uma foto ou vídeo. O problema surge na hora de escolher a máquina, já que no mercado existem diversas opções. As dúvidas mais comuns referem-se ao tamanho, a resolução e as funções que a câmera ideal deve ter. Veja abaixo como escolher a câmera ideal para você.
 
 
Tipos de câmera
 
Antes de saber qual a câmera ideal, precisamos conhecer o equipamento. As câmeras mais utilizadas geralmente são as compactas, devido ao seu baixo custo e a facilidade de manuseio, já que não é preciso ser um grande conhecedor de fotografia para operá-las. A portabilidade também é uma das grandes vantagens das compactas, pois estas geralmente são pequenas e podem ser carregadas dentro de uma bolsa. O problema é que elas não possuem muitas funções e a qualidade da imagem costuma ser inferior a de uma profissional.
 

O segundo modelo é o de câmeras semi-profissionais, que possuem uma melhor qualidade de imagem e um pouco mais de funções que uma compacta, mais têm um custo mais elevado e geralmente não permitem a troca de objetivas ou controle do foco como uma câmera profissional, além de não serem muito compactas.
 

O outro modelo de câmeras é o DSLR, mais conhecidas como câmeras profissionais. Esse tipo de câmera possui muito mais funções que uma compacta, por isso, seu manuseio é mais complicado e requer um conhecimento prévio em fotografia. O custo deste tipo de câmera também é mais elevado que o de uma compacta e elas são menos portáteis e mais pesadas. Mas as vantagens das câmeras DSLRs são imensas: Possuem grande qualidade de imagem e maior durabilidade, permitem a troca de objetivas (lentes) e o controle do foco, que podem produzir efeitos profissionais na foto. Tecnicamente falando, ela é a melhor dentre os três tipos apresentados.
 

Tipos de câmeras digitais

 

Mas a melhor câmera de fato é aquela que atende suas necessidades, considerando os fatores técnicos e financeiros. Por isso, antes de escolher o seu equipamento é importante definir a sua prioridade de uso. Se você quer uma câmera apenas para registrar os momentos em família ou levar para viagens, então o recomendável é comprar uma compacta ou semi-profissional, que não possuem tantas funções como uma profissional, mas servirão muito bem para os fins citados. Mas se a sua pretensão é fotografar eventos, modelos ou produtos para divulgação, então o recomendável é utilizar uma câmera profissional.

 

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *