Saiba como organizar a mesa do jantar

 

Convidou os amigos ou alguns colegas de trabalho para jantar e… bateu a dúvida sobre como preparar a mesa de forma bonita e elegante? Tudo bem! Separamos aqui algumas super dicas para você.

 

Veja a imagem abaixo:

 

Um dos principais objetivos de uma mesa bem organizada é a praticidade. Por isso, quando estiver separando os itens da mesa do jantar, procure fazer a seguinte pergunta: o que é necessário para que todos se sirvam adequadamente?

 

As posições dos garfos, copos, pratos e facas não são um mero capricho estético. A ideia é que tudo esteja organizado de forma que proporcione conforto e bem-estar aos convidados. Imagine só uma colher pequena demais para pegar a sopa ou uma faca de manteiga para cortar o bife. Complicado, não é mesmo?

 

Portanto, vamos entender melhor cada item a seguir:

 

O Guardanapo

 

Você pode posicionar o guardanapo sobre o prato ou ao lado dos garfos. Ele é o primeiro objeto que manuseamos quando setamos à mesa. Assim que sentar, ponha o guardanapo sobre o colo. A ideia é que ele proteja sua roupa de restos de comida.

 

Talheres

 

Os talheres são utilizados e posicionados de fora para dentro. Quando não formam duplas, o talher é utilizado sozinho – o caso da colher de sopa, por exemplo.

 

Assim, são posicionados do lado esquerdo: o garfo para entrada, o garfo para peixe e o garfo do prato principal.

 

Do lado direito, são posicionadas: as colheres para sopas, a faca para entrada, a faca para peixes e a faca do prato principal. Lembre-se de que as serras das facas devem estar viradas para o prato, até mesmo por uma questão de segurança.

 

Uma boa dica é seguir a seguinte regra: o talher que tiver nome masculino, como o garfo, fica ao lado esquerdo do prato. Já o que tiver nome feminino, como facas e colheres, fica ao lado direito do prato.

 

Os talheres para sobremesas seguem o mesmo padrão, porém, são posicionados acima do prato. Perceba que a faca fica virada para o lado esquerdo, o garfo para o lado direito e a colher também para o lado esquerdo. Se você puxá-los para as laterais do prato, verá que suas posições coincidem com as posições dos talheres principais.

 

Esse padrão foi criado para facilitar o manuseio dos objetos, partindo do princípio de que a maioria das pessoas são destras.

 

Pratos

 

Primeiro é colocado o sousplat, para marcar qual lugar deve ser ocupado e evitar que o prato deslize durante a refeição. Sobre o sousplat é colocado o prato raso – para a refeição principal – e em seguida, o prato fundo, para a entrada.

 

Copos

 

Normalmente são utilizados três tipos de taças: para água, vinhos e espumantes.

 

A taça para água sempre fica de encontro com a faca do prato principal. As demais taças vão ao lado, em frente a faca para peixe e colheres.

 

Na hora de servir

 

Se você optar por servir os convidados, sirva pela direita e retire o prato pela esquerda. Novamente, este padrão foi criado com base no princípio de que a maioria das pessoas são destras.

 

Está satisfeito?

 

Para sinalizar que já terminou, junte o garfo e a faca em paralelo no centro do prato. Se preferir, também pode posicioná-los em paralelo e com os cabos voltados para o lado direito.

 

Educação é fundamental

 

Que falar de boca cheia não é legal, você já sabe. Assim como comer de boca aberta. Contudo, outras dicas também são importantes para você não fazer feio na mesa:

 

– Não coloque os cotovelos sobre a mesa. Além de sujar a manga de sua camisa, você também pode esbarrar nos talhes do vizinho e transmitir uma impressão de desleixo.

– Sempre limpe a boca antes de usar as taças. Assim, você evita de marcá-las com restos de comida.

– Engasgou? Tussa com a mão na boca.

– Peça licença se tiver que se retirar da mesa.

 

Viu como não é tão complicado assim?
Uma mesa bem posta sempre impressiona.
Siga nossas dicas e sucesso!

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *