Entenda mais sobre a etiqueta de consumo de energia

Na hora de comprar o seu eletrodoméstico, eletrônico e outros aparelhos, você certamente deve ter se deparado com a imagem ao lado. Essa é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que foi criada pelo Inmetro para apresentar informações sobre o desempenho de certos produtos, no que diz respeito ao seu consumo energético.
 

A ENCE classifica equipamentos, veículos e edifícios e é atualizada periodicamente. A eficiência energética dos produtos é representada por uma variação de cores, que vão do verde ao vermelho, juntamente com letras, que vão de “A” a “E”. A ENCE também expõe outras informações relevantes como a eficiência da centrifugação de uma máquina de lavar.
 

Veja abaixo uma imagem de uma tabela ENCE com legendas explicativas sobre algumas das informações contidas na etiqueta.


Se você for realizar compras via internet pode conferir a eficiência energética do produto através do link a seguir, onde Inmetro disponibiliza arquivos em PDF com informações ainda mais detalhadas sobre produtos analisados. http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp
 

A criação da etiqueta ENCE trouxe grandes benefícios ao consumidor, pois ela traz informações importantes que podem influenciar na decisão de compra do mesmo. Além disso, essa etiqueta promove uma maior competitividade entre as indústrias, que buscam tecnologias cada vez mais eficientes para reduzir o índice de consumo de energia de seus aparelhos.

Compartilhe 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *