Móveis Simonetti inova com a NFC-e

Equipe responsável pela implementação da NFC-e na Móveis Simonetti
Equipe responsável pela implementação da NFC-e na Móveis Simonetti

 

Em mais de 26 anos de história, a Móveis Simonetti se tornou conhecida não somente por seus preços competitivos, qualidade de serviços e o bom atendimento, mas também pelos investimentos em tecnologias que facilitam os processos, agilizando tanto o trabalho dos colaboradores quanto o atendimento ao cliente, o que a tornou conhecida como uma empresa inovadora no âmbito do varejo. E é por isso, que a Móveis Simonetti se orgulha em ser uma das primeiras empresas a participar do projeto piloto da NFC-e, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Um projeto proposto pela Secretaria da Fazenda que substitui o tradicional Cupom Fiscal emitido por ECF, e o modelo 2 de Nota Fiscal de venda ao consumidor, que são emitidas manualmente em diversos comércios varejistas, além de supermercados e farmácias.
 

26 Estados já aderiram de maneira obrigatória ou alternativa ao programa, outros ainda estudam a possibilidade de implementação. Na Móveis Simonetti, a opção já é oferecida em todas as filias do Espírito Santo e Bahia.
 

Teixeira de Freitas foi a primeira filial a utilizar a NFC-e
Teixeira de Freitas foi a primeira filial a utilizar a NFC-e

 

A emissão da primeira NFC-e na Móveis Simonetti ocorreu em 05/06 de 2015 na loja de Teixeira de Freitas, conforme a foto. Sendo o piloto do projeto. E a última loja a receber o sistema foi a filial de Buerarema em 26/08. Isso graças ao esforço de um time de representantes de diversos setores da Móveis Simonetti, entre eles Vinícius de Sá e Ráfaga Queiroz, desenvolvedores responsáveis pela criação do sistema, que afirmam que as muitas horas de trabalho compensaram ao verem o resultado final. “Trabalhar no projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica foi um grande desafio, pois trata-se de um projeto de muita importância para a Móveis Simonetti e para o cenário varejista do nosso país, afinal estamos sendo pioneiros na implantação dessa nova ferramenta. E apesar das dificuldades e várias horas de trabalho, foi reconfortante acompanhar a concretização das primeiras vendas nas quais houve emissão da NFC-e”, diz Ráfaga.
 

Para o Diretor de TI, Jefferson Souza, o fato de ter uma equipe interna de desenvolvimento é de grande importância para que a Móveis Simoneti possa implementar constantemente algumas tecnologias que garantam mais eficiência nos processos e atendimento. “São varias as tecnologias que implementamos na Móveis Simonetti agilizando processos, diminuindo burocracia e custos. O fato de contarmos com uma equipe própria de desenvolvimento de sistemas, nos deu flexibilidade para que junto com o SEFAZ da Bahia, pudéssemos participar do projeto piloto da NFC-e. Um marco significativo para nossas operações em ganho de eficiência flexibilidade e melhor atendimento aos nossos clientes”, afirma.
 

A NFC-e é uma evolução altamente tecnológica para os processos fiscais, que traz grandes benefícios tanto para cliente quanto para o consumidor.
 

Com a NFC- e o lojista pode:
• Dispensar a obrigatoriedade de adoção de equipamento fiscal para emissão de Nota;
• Reduzir o volume de impressão, já que o cliente poderá fazer a consulta da mesma online;
• Simplificar e/ou tornar dispensável a realização de obrigações acessórias como redução Z, leitura X, mapa de caixa, aposição de lacres, registros em atestados de intervenção;
• Ter maior integração com programas de Cidadania Fiscal, que eliminará a necessidade do envio posterior à Secretaria da Fazenda de Arquivos de Impressora Fiscal, como REDF;
 

E o consumidor tem vantagens importantes como:
• A possibilidade de consultar em tempo real ou online a sua nota fiscal no portal da Sefaz;
• A garantia de total segurança na validação e autenticidade das transações;
• A possibilidade do recebimento do Danfe da nota de maneira resumida por e-mail ou SMS;
• Facilidade na hora da troca, pois pode acessar a sua nota fiscal de onde estiver, eliminando a necessidade de guardar o documento impresso para a comprovação de compra.
 

A NFC-e também permite que o cliente acesse sua nota fiscal pelo e-mail ou até mesmo através de QR Code, dispensando a obrigatoriedade de que ele esteja com o documento impresso em mãos quando necessitar realizar trâmites como troca ou envio para assistência técnica.
 

Para o contabilista Anderson Araújo, a NFC-e só veio a beneficiar, “A NFC-e é um grande avanço, todos ganham, tanto fisco, quanto empresa, quanto o cliente. Com ela fica nítida a desburocratização da atividade varejista”. E é devido a todas essas vantagens que a Móveis Simonetti saiu da na frente na implementação de mais essa tecnologia, que em breve deverá ser parte do dia a dia de todos os brasileiros.

Compartilhe 😉

Um comentário

  1. Parabenizo todos vocês do grupo Simonetti por saírem sempre na frente das tecnologias em geral.
    Parabenizo também pela expansão das lojas, bonitas, grandes e atraentes.
    Aproveito para desejar que no ano novo, vocês continuem neste embalo de crescimento servindo de estímulo e modelo para muitos.
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *