Saiba mais sobre a pintura do seu móvel

Saiba-mais-sobre-a-pintura-do-seu-móvelA evolução no processo de criação dos móveis tornou possível o surgimento de diversos tipos de acabamentos, que possibilitaram uma grande variedade de novas cores e efeitos. Nesta matéria vamos mostrar alguns dos tipos de impressões utilizadas atualmente e explicar como elas podem interferir na qualidade e no design do produto.
 

O tipo de impressão de um móvel vai interferir não só na qualidade e no design, como também no preço do mesmo. Isso porque processos e produtos distintos são utilizados para cada tipo de procedimento. Um produto com uma pintura de altíssima qualidade pode ter uma valor elevado, mas também poderá suportar melhor o desgaste diário que o produto possa sofrer com o manuseio e a exposição à elementos como o sol.
 

As pinturas podem ser feitas de maneira automatizada ou manual. Nos processos automatizados existem diversos tipos de pinturas, como máquinas de rolo, rolo laser, robôs com pistolas, entre outros. E nos processos manuais existem pistolas de tanques de pressão e canecas, além de outros produtos mais artesanais.
 

Veniz
O verniz é um tipo de pintura bastante comum. Esta impressão permite um alto brilho aos móveis e uma maior sedosidade, favorecendo o design do produto. Além disso, este tipo de impressão oferece resistência à riscos e umidade.
 

Perfect Touch (Impressão texturizada)
Outro tipo de impressão utilizada é a chamado Perfect Touch, que possibilita a inserção de camadas de texturas aos móveis. Produtos com este tipo de impressão costumam ter um valor mais elevado, pois o processo de produção é mais detalhado e eficiente no que se refere à textura do móvel, o que garante uma maior durabilidade ao produto.
 

Poliuretano (PU)
O poliuretano é um tipo de impressão que garante uma boa resistência ao móvel. Ele é produzido a partir da junção de dois componentes que reagem entre si. Sua secagem é feita através da evaporação de solventes e também pela própria reação química entre os componentes utilizados.
 

Ultravioleta (U.V)
A secagem com ultravioleta é um acabamento muito utilizado na produção moveleira, onde, após um processo fotoquímico, o produto é exposto à lâmpadas ultravioletas. Esse tipo de procedimento é rápido, facilitando e agilizando a produção.
 

Além dos tipos aqui citados, a indústria moveleira também oferece outras variedades de impressão como a nitrocelulose, o poliéster, a laca e até produtos à base d’agua que são ecologicamente corretos.

Compartilhe 😉

2 comentários

  1. REALMENTE, INFORMAÇÕES COMO ESTÁ AJUDAM MUITO NA HORA DE ESCOLHER UM MÓVEL E SABER QUAL A MELHOR MANEIRA DE FAZER A LIMPEZA DELES !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *